Ação Educativa - Faixa de Pedestres


Faixa de pedestres de acesso ao Restaurante Universitário, no Campus Darcy Ribeiro 12:00 - 14:00 30/03/2017 - 30/03/2017

 

"Brasília teve uma expressiva campanha pela Paz no Trânsito, em 1996. Naquele ano, a Universidade de Brasília organizou o Fórum Permanente pela Paz no Trânsito, consorciando diversos agentes sociais para o mesmo objetivo.

Neste período, mais de 25 mil pessoas saíram às ruas em manifesto pela segurança no trânsito. Como um dos resultados dessa ação popular, o Governo do Distrito Federal iniciou um programa de respeito à faixa de pedestres, culminando na Lei da Faixa de Pedestre, promulgada em 1997.

E, em 1º de abril de 2017, um dos maiores símbolos da cidade e orgulho dos brasilienses, completa 20 anos. A Universidade de Brasília, por seu papel histórico nessa mudança de prática cultural, promoverá uma ação comemorativa.

Nos dias 28 e 30 de março de 12h às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT/UnB), o Grupo de Pesquisa em Segurança Viária (GPSV/UnB) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) promoverão uma ação educativa nas faixas de pedestres entre o ICC Norte e os Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon (PAT e PJC) e de acesso ao Restaurante Universitário, no Campus Darcy Ribeiro. A ação consistirá na entrega de material educativo alusivo à faixa de pedestre, abordagem dos agentes de trânsito, bem como a exposição e de alguns equipamentos do DER/DF.

A ação visa reforçar a importância do respeito ao pedestre e à faixa de pedestre e, rememorar que a conquista foi lograda a duras penas, mediante intensa participação social e, portanto, deve ser valorizada e preservada. "